Smart, Real Smart!! : )

Encontrei uma possível resposta para a pergunta que faço no post anterior...

Na Sexta-feira fui até à Biblioteca Municipal e encontrei um livro - Pelourinhos de Forcas do Distrito de Castelo Branco - onde está uma breve descrição, ainda que muito vaga, do Pelourinho que existia na Praça Velha - nova Praça Luís de Camões.
Amanhã de manhã vou lá tirar fotocópias a essa parte e vou tentar postar aqui, actualizando o post com a pergunta. ; )

Mas isso não é tudo. Ando meio confuso com o sítio onde estaria a porta principal da alcáçova do castelo de Castelo Branco, pois eu julgava que fazia uma diagonal com a actual estrada de entrada, mas agora já não tenho a certeza, encontrei inúmeros mapas de Castelo Branco que me deixam um pouco trocado... suponho que o melhor que posso fazer é usar os mapas mais actuais, como o mapa presente no Guia da Cidade - flyer oferecido no Posto de Turismo - onde é possível ver um contorno de onde estariam as muralhas... algo feito com régua e esquadro, mas pronto.

Como não me parece correcto ir fazer buracos para o castelo até encontrar as bases das antigas muralhas (aposto o que quiserem que estão lá, o que quiserem, desde que mostrem o antecipadamente), só posso mesmo conjecturar sobre qual seria a planta correcta do castelo. Porque a planta de Duarte D'Armas não me parece correcta do ponto de vista de ângulos, apesar das distâncias poderem ser mesmo aquelas.
Hmmm, tenho de fazer um post mais elaborado sobre isso, por forma a mostrar o meu ponto de vista. : )

Termino dizendo que já comecei a colocar as fontes, agora tenho é de rever o que já escrevi e colocar as fontes que usei para escrever cada artigo... : S

Wake me up when September ends,
Kenny.

4 comentários:

  1. Manuel Pereira disse...:

    Esse livro dos "Pelourinhos e Forcas (...)" é muito interessante. Pena que o exemplar existente na Biblioteca Nacional esteja em mau estado e seja preciso uma autorização especial para o ver.
    Existe uma publicação muito recente, que tem um pequenino artigo sobre o pelourinho. Além de citar aquele, refere também uma hipótese do que terá sido feito às pedras que constituíam o monumento.
    Se calhar já conhece o artigo ou pelo menos o livro, eu "apanhei-o" quando andava a fazer investigação para a tese.

    MOREIRA, M.ª de Fátima (2005) – “Pelourinhos do distrito de Castelo Branco” in Beira Baixa, da sua Terra, da sua História e das suas Gentes, coord. Ant.º Lopes Pires Nunes; Centro de Formação da Associação de Escolas de Castelo Branco e Vila Velha de Rodão (pp. 117-131)

    Concordo totalmente com as suas desconfianças em relação ao traçado das muralhas do castelo patente no Duarte d'Armas; no entanto, são incutidos demasiados erros ao Livro das Fortalezas, que a arqueologia já veio demonstrar não se verificarem.

    Carlos Boavida

  1. Kenny disse...:

    Eu hoje não cheguei a ir à Biblioteca Municipal porque a escola deu-me mais trabalho do que aquele que pedi.

    Mas amanhã não falha. O livro Pelourinhos e Fôrcas do Distrito de Castelo Branco é francamente interessante, até refere que a forca de Castelo Branco deveria estar algures perto da Capela do Espírito Santo pois era quando por lá passavam que os condenados faziam a sua derradeira prece. A Biblioteca Municipal tem dois exemplares desse livro, um em excelentes condições e outro a precisar de uma nova encadernação.

    Posso dizer francamente que não conheço a autora que refere, mas vou tentar encontrar esse pedaço de sabedoria. :)

    A história do castelo tem imensas lacunas, o facto de não ter actualizado a cronologia que iniciei deve-se a isso. A história da própria cidade está cheia de grandes buracos onde aparentemente não se passou nada... tive de pesquisar informação em fontes estrangeiras - inglesas, francesas e espanholas - para saber mais... Castelo Branco foi até durante um ano espanhola - isto depois já da Restauração da Independência -, sendo que a praça foi apenas devolvida por um acordo atingido com os espanhóis.

    Há muito que não se conhece deste lado da fronteira, e o pior é o desinteresse que a maior parte dos albicastrenses mostram. E eu que sou um 'naturalizado' da cidade rival - Covilhã. :)

    Obrigado pelo seu contributo, não será esquecido... se quiser informar-me quando é a palestra que irá dar sobre as intervenções arqueológicas no castelo - pois bem me informaram da palestra, mas omitiram data/hora - terei o maior prazer de publicitar e ir assistir. :)

  1. Manuel Pereira disse...:

    Durante a investigação que tive que fazer no âmbito da tese também me vi perante muitas lacunas e a principal conclusão foi muito simples...

    Procurei respostas para várias questões, mas só encontrei mais questões e nenhumas respostas...

    Não me cheguei a aventurar para o outro lado da fronteira, mas foi precisamente aí que me disseram que fosse à procura das respostas ainda antes de eu começar o meu trabalho. E até foi uma pessoa de Castelo Branco.

    Quanto à informação da conferência:

    sábado, 23 de Outubro às 15.00 horas

    Museu de Francisco Tavares Proença Júnior

    Instituto dos Museus e da Conservação

    No âmbito das actividades comemorativas do Centenário do Museu é apresentada a conferência “Castelo de Castelo Branco – Escavações Arqueológicas de 1979/84 e de 2000” pelo mestre em arqueologia, Carlos Boavida.

    Trata-se duma comunicação onde se apresentam os resultados das escavações arqueológicas realizadas no castelo de Castelo Branco, através da interpretação do material arqueológico dali resultante.

    Para o Museu este trabalho reveste-se de grande importância considerando que as peças resultantes das escavações de 1979/84 fazem parte da colecção de arqueologia do Museu, motivo pela qual a presente conferência está incluída nas comemorações do Centenário.

    Carlos Boavida

  1. Kenny disse...:

    Passei grande parte da tarde na biblioteca Municipal, mas não encontrei o livro Beira Baixa, da sua Terra, da sua História e das suas Gentes. Teria pedido à bibliotecária, mas a senhora que normalmente se encontra na Cota 94, hoje deve ter metido férias, pois até para tirar fotocópias tive de chamar uma senhora - muito prestável mas muito nervosa - de outra zona. E esta não fazia ideia do que se encontrava na Cota 94. lol.

    E informaram-me de um livro - Castelo Branco Antigo, da autoria de Ernesto Pinto Lobo - que teria até uma fotografia em que se via o capitel do pelourinho derrubado sobre umas escadas. Mas enquanto vou escavando vou descobrindo umas coisas, parece que esse mesmo livro contém uma gravura de Castelo Branco, espanhol e do séc. XVI que pode complementar os desenhos de Duarte D'Armas.

    Enfim, é complicado encontrar fontes de informação, mas com trabalho apanham-se migalhas aqui e ali que ajudam a formar uma ideia consistente do que é pretendido. :)

    Espero ter a oportunidade de assistir à conferência, que me parece extremamente interessante.

 
Kernel Panic © 2003-2011 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour