Formatando o Laptop HP - parte 1

Hoje finalmente formatei o meu laptop da HP, um HP da família DV6000. Eu odeio formatar o computador, é daquelas coisas que me tiram do sério, são morosas e trabalhosas... mas às vezes tem de ser.

Desta vez, não sei bem porquê, a minha key '4' não funcionava, aliás funcionava, mas não da forma habitualmente usada (escrever o algarismo quatro -> 4). Servia como atalho para abrir o Explorador do Windows. Fantástico hu?

Eu já andava com ideia de formatar, já tinha os backups feitos e tudo, portanto formatei o laptop e vou aqui explicar o meu processo.

Primeiro e antes de qualquer coisa, vou salvaguardar os dados que me são preciosos, e dados que, não sendo tão importantes, me ajudam a arrumar a casa na próxima instalação.

Portanto, geralmente eu uso o DriverBackup! 2 para fazer backup aos drivers, para o caso de que algo corra mal. Depois há quem use as próprias ferramentas disponibilizadas pela Microsoft para fazer backup de opções, favoritos, meus documentos, atalhos e outros... eu não. lol. Este programa é o Assistente de Transferência de Opções e de Ficheiros.

Como eu confio pouco nos Assistentes da Microsoft, faço isto tudo à mão. Faço export aos meus favoritos para a minha Drive de Backup. Seguidamente copio Os Meus Documentos, Ambiente de Trabalho e a minha pasta de Jogos Salvos. Depois há certas pastas que eu tenho que provavelmente poucos têm, mas que estão todas na raíz do C. Pasta Kenny, onde guardo documentos mais sensíveis, pasta Workspace onde guardo tudo o que seja programação OOP, pasta do Wamp (páginas Web), pasta de tralha - Stuff e a pasta onde são guardadas as definições da excelente aplicação VirtualBox.

Serão backups suficientes? Gosto de pensar que sim. lol. Mas também guardo todos os atalhos do menu inicial, para me lembrar de todas as aplicações que tinha instaladas e as voltar a instalar - caso se tenham revelado uteis. : )

Seguidamente eu costumo formatar o laptop usando a partição de recuperação. É rápido e torna o processo bem mais simples. Mas vou usar certas aplicações portable seguidamente que convém retirar antes de formatar: decrapifier e Firefox (ou Chrome, um browser qualquer que não o IE6 para podermos após a formatação, fazer download das aplicações que iremos instalar).

E agora sim, formata-se. É só reiniciar o laptop, carregar em F11 após o POST, e seguir os passos.

No próximo post, como limpar o Crapware!

Benfica Campeão 2009-2010,
Kenny

0 comentários:

 
Kernel Panic © 2003-2011 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour