Formatando o Laptop HP - parte 4

Agora vamos instalar o que precisamos para tornar o computador útil. Geralmente este passo demora imenso tempo e vão haver _sempre_ aplicações que usávamos no nosso sistema pré-formatação que nos iremos esquecer de instalar. É triste, mas é verdade. lol.

Antes de instalar o que quer que seja, deixo uma nota, que me parece extremamente importante: Leiam tudo o que o instalador - seja de que aplicação seja - vos diz. Não aceitem tudo e cliquem em próximo como se quisessem bater o recorde de instalação mais rápida do mundo. Ao perder um tempito a ler as instruções da própria instalação conseguem sempre evitar que se instalem toolbars estranhas (Ask e afins) nos browsers, que alterem a vossa página Home (página inicial do browser) e outras patifarias do estilo. Portanto, todo o software de que vou falar aqui é freeware, pode ser usado, alterado e distribuído à vontade, portanto muito deste software traz extras. Estes extras podem ser evitados acompanhando bem a instalação. ; )

Let us start then!

Como algumas impressões vêm comprimidas, vamos buscar o 7Zip, é fácil de usar, acrescenta uma útil caixa de contexto (botão direito do rato) e reconhece os tipos de compressão mais usados. Há ainda o Peazip, que também é bastante conhecido mas que a mim me deixou decepcionado com a performance de descompressão. : \

Agora como várias instalações demoram imenso tempo, vamos instalar um audio player para podermos ouvir umas músicas enquanto estamos a trabalhar. Os que têm a minha preferência são o JetAudio e o Winamp. O JetAudio é - inicialmente - visualmente pouco apelativo, mas dá para alterar a skin para Default-Silver Mini, ficando com um aspecto muito melhor. Tem inúmeras funcionalidades úteis, adiciona um menu de contexto extremamente útil e tem um nome porreiro! lol. O Winamp é por demais conhecido. Uso-o mais por nostalgia que outra coisa. : )

Apartir daqui há imensas aplicações que eu instalo que não faço ideia se são úteis para outros... Por isso decidi fazer uma lista. : D

Browsers - Opera, Avant, Firefox, Chrome - Todos têm os seus prós e contras, eu instalo-os a todos para operações de debugging de páginas Web. Dá-me jeito ver como se visualizam as páginas usando diferentes browsers.

Mail Client - Thunderbird - É um excelente cliente de e-mail, eu não sou uma pessoa muito atenta ao mail, mas esta aplicação ajuda imenso. xD

FTP Client - Filezilla - Um cliente de FTP fantástico!

Download Accelerator - Orbit Downloader. Não tenho muita experiência com este programa, mas até agora estou a gostar.

P2P Client - uTorrent. Que se pode dizer? O uTorrent é o melhor cliente P2P que por aí anda!

Blogging Tools - Zoundry Raven. Permite publicar posts sem ter de estar a abrir a página do blogger. Permite ainda definir FTPs para upload de imagens ou ficheiros! Funcionalidades não lhe faltam. : D

Messaging - aMSN e X-Chat 2. Gosto muito destas aplicações. O MSN também se poderia incluir aqui, mas é muito mais limitado que o aMSN.

Radio Online - RadioSure. Eu gosto de ouvir rádio quando estou a trabalhar, não tenho de escolher músicas e ajuda a desanuviar. O RadioSure tem imensas rádios pré-definidas que ajudam qualquer noob a encontrar rádios bem fixes. Eu também uso este programa para ouvir os relatos da Cadena Ser, TSF e Antena 1!

Image Tool - Picasa. Image Tool é muito abrangente, é verdade, mas o Picasa é incrivelmente abrangente, portanto encaixa-se. Permite pesquisar e organizar imagens, criando colecções e permitindo um rápido upload para o serviço online Picasa. Permite editar e pré-visualizar imagens e um sem-fim de outras funcionalidades que eu provavelmente nunca vou descobrir.

Image Editors - Gimp e Paint.net - Eu não costumo precisar deste tipo de software, mas o banner deste blog foi feito usando exclusivamente o Paint.net e a imagem do Kenny.

PDF Reader - Foxit Reader. Palavras para quê? Toda a gente conhece isto. lol.

PDF Tool - Cute PDF. Uso isto para imprimir todo o tipo de documentos para PDF.

Notepad - Notepad++. Extremamente útil como ambiente de desenvolvimento. Reconhece a sintaxe de imensas linguagens de programação, tem correcção ortográfica, e contém centenas de funcionalidades úteis.

Ssh/Telnet Client - Putty / Kitty. Permite-me ligar remotamente à shell que tenho no desktop. Fun fun fun! xD

Sync. Tool - SyncBack. Permite-me sincronizar a minha pasta de aplicações Portable. Assim tenho sempre o disco externo e o disco interno com a mesma informação. É excelente mesmo!

Burner - ImgBurn. Permite gravar imagens para CD / DVD. É útil, mas como cada vez uso menos CDs/DVDs...

Virtual Disk - Daemon Tools. Permite montar imagens numa drive virtual. Extremamente útil!

Recovery Tool - Recuva. Permite recuperar ficheiros que foram apagados por um lapso. : >

System Cleaner - CCleaner. Permite limpar o sistema. Essencial! xD

Sandbox - Sandboxie. Este é especial. Permite criar um ambiente virtual à volta de uma aplicação, tornando o sistema muito mais seguro. Este software não é muito conhecido, mas é pena, tem imenso potencial!

Virtual SO - VirtualBox. Este programa permite criar discos virtuais e instalar neles Sistemas Operativos que nada têm a ver com o Sistema Operativo nativo. Tenho o OpenSUSE e o CentOS instalados desta forma. O Arch Linux não funciona ainda muito bem, mas deve ficar 5 estrelas na próxima release! xD

Desktop Tools - RocketDock, ObjectDock e Geek Launcher. As docks são aplicações importantes para aceder de forma rápida ao que necessitamos. O Geek Launcher é uma aplicação que apenas surge quando se clicam nas teclas de atalho [Windows]+[Q], onde estão vários atalhos (personalizados pelo user). Há ainda aplicações que permitem vários desktops virtuais, estilo Linux, mas não encontrei ainda a 'tal'.

Hoje ficamos por aqui. Aceito sugestões! xD

Com um laptop limpinho,
Kenny

0 comentários:

 
Kernel Panic © 2003-2011 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour