Quem é que gosta de ter um laptop acabado de restaurar que é lento? Ninguém! :|
Portanto vamos 'desinstalar' esses programas que vêem de fábrica e que pouca utilidade têm, também conhecidos como Crapware (já vi vários nomes para este software, no pplware até li uma discussão sobre qual seria o nome correcto para este tipo de software... Who cares about the name really...).
Vamos então usar o decrapifier para desinstalar estes programas que vêem de fábrica. como o Anti-virus, firewall ou sistema conjunto de segurança, software de gravação de dvd's, software de oficina (MS Works), software da marca do laptop (HP Imaging), software da treta (QuickPlay) e outros programas que não usamos. O objectivo será ter o Sistema Operativo o mais limpo possível, limpando tudo o que seja excedente.
O programa decrapifier pesquisa por todo o Crapware da sua base de dados, sendo depois oferecida ao utilizador a possibilidade de escolher o software que deseja desinstalar. É só seguir os passos...
Seguidamente vamos ao Painel de Controlo -> Adicionar/Remover Programas -> Adicionar/Remover Componentes do Windows. Aí aparece a lista de tudo que já está instalado com o Windows, e é oferecida, por exemplo, a opção de retirar os atalhos para o MSN (versão da idade do calhau) e do Outlook Express (mais recente, da idade do Ferro). Nestes dois casos os programas em si não serão desinstalados, pois há dependências que são, segundo o que li, essenciais para o bom funcionamento do Windows... É como dizer que se me cair uma pestana não consigo andar, mas eu respeito. : )
Depois de remover (ou adicionar) componentes do Windows, ficamos com uma instalação mais ou menos limpa. Vamos agora ver os serviços que são iniciados com o Windows. Painel de Controlo -> Ferramentas Administrativas -> Serviços. Aqui encontramos uma lista enorme de todos os serviços que o Windows fornece, quais são iniciados, quais estão parados, informação sobre a funcionalidade de cada serviço e outras informações úteis. Podemos escolher que serviços parar, analisando cuidadosamente o tipo de serviço. Eu costumo fazer uma verdadeira razia a muitos dos serviços que costumam vir aqui activos.
Seguidamente vamos remover alguns dos ficheiros e directórios que são guardados na raiz do disco C, como os ficheiros temporários criados durante a restauração, ficheiros de instalação do crapware, e ficheiros de drivers. Caso estes ficheiros venham a ser necessários podem-se ir buscar à partição de recuperação, pois não passam de cópias directas do que lá está (no meu caso, pelo menos. lol). Apagando estas pastas (SWSetup, HP, i386) libertei logo 3 Gigas. : ]
Ficamos finalmente com um sistema limpo, o sistema operativo nunca será tão rápido como é agora. Portanto aproveitem!
Amanhã tratamos da instalação de updates e software!
Death to Crapware!
Kenny.
0 comentários:
Postar um comentário