Formatando o Laptop HP - parte 3

Neste preciso momento teremos uma instalação do Windows o mais rápida e limpa que é possível. Mas precisamos de aplicações para podermos trabalhar... logo vamos começar a montar o 'nosso' portátil HP. Vamos hoje instalar as aplicações que são fundamentais!

Antes de mais teremos de usar o painel de controle para configurar a nossa rede, de forma a termos acesso à Internet. Sendo que não é vital ter uma ligação à 'nuvem', torna todo o processo mais simples.

Após ter uma ligação à Internet vamos actualizar a nossa máquina, usando o Windows Update, instalamos tudo o que são patches e updates de segurança. No caso do XP isto demora bastante, não sei como será com outras versões deste SO. :S

A Microsoft tenta impingir sempre o seu Internet Explorer 8, que eu - confesso - raramente uso, mas agora aparece sempre um menu que nos permite escolher qual o browser que queremos instalar, sendo que nos são propostas várias alternativas ao IE (o IE8 também aparece na lista).

Eu adiei a escolha para depois. Agora tinha outras preocupações!

A parte vital de qualquer sistema operativo é o seu kernel ou núcleo, o pedaço à volta da qual giram todas as aplicações e serviços. A primeira coisa a fazer será instalar um antivirus e uma firewall, para tentar que o número de ameaças a esse núcleo diminua. Como antivirus, eu uso o Avast, é grátis e tem excelentes reviews. Há ainda o Antivir, que eu só vi na escola e ainda o conhecidíssimo AVG.

O Avast é sempre a minha primeira instalação. É só chegar ao site, registar-se e descarregar o software. Com o registo recebemos uma chave (sim, grátis) que nos é enviada para o correio que disponibilizamos no registo. Essa chave tem a duração de um ano... mas pode ser renovada (também grátis) ao fim desse ano, sem limite. : )

Seguidamente vamos à firewall... Eu não instalo firewall, uso apenas a Firewall do Windows e nunca tive problemas de segurança.

Mas caso alguém queira uma firewall decente grátis... bem, há algumas. A super estrela é provavelmente a ZoneAlarm, pois é a mais conhecida. Conheço muito boa gente que usa a Agnitum Outpost. Na escola falámos da Comodo Firewall (esta empresa também disponibiliza um antivirus grátis, caso importe) e há ainda a Ashampoo Firewall. Todas estas firewalls são grátis e são mais do que suficiente para o utilizador normal.

Agora concluindo com a instalação do software que é vital em qualquer computador falta o browser. (Sim, eu sei, não falei de anti-spyware/anti-malware, mas não é algo que eu instale normalmente...). Eu instalo sempre o Firefox, pois com o plugin NoScript torna-se um browser extremamente seguro.

E ficamos assim uma uma máquina relativamente segura, pronta a receber as aplicações que iremos precisar para trabalhar... e relaxar dammit! :)

NoScript is blocking me!
Kenny

0 comentários:

 
Kernel Panic © 2003-2011 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour