A tecnologia WiMAX especificada na norma IEEE 802.16 consiste numa tecnologia de comunicação sem fios especializada em redes MAN (áreas metropolitanas), denominadas comummente como WMAN.
Esta tecnologia oferece um melhor desempenho de transmissão, que é basicamente traduzido em larguras de banda elevadas. É, de certa forma, parecida à transmissão Wi-Fi (802.11), mas numa escala bem superior. WiMAX pode ter alcances de até 50Km, permitindo nessa área velocidades de 1Gbps (Os 10Gbps estão supostamente a caminho).
O WiMAX opera na mesma faixa do Bluetooth (faixa ISM, Industrial, Scientific and Medical) na frequência de 2.45GHz.
E acho que está a tecnologia minimamente apresentada.
O objectivo deste post é, no entanto, bloggar a ligação WiMAX que está estabelecida entre a Covilhã e Castelo Branco, mais concretamente entre o Centro Hospitalar da Cova da Beira (Covilhã) e o Hospital Amato Lusitano (Castelo Branco), e tem como objectivo suportar telemedicina, suportando claro toda a panóplia de recursos de rede disponíveis neste mundo (ftp, VoIP...).
Dá logo para ver ali dois problemas, a distância entre as duas cidades ser de 60Km e o facto de, mediando as cidades, se encontrar a rochosa Serra da Gardunha.
É verdade que o tempo chuvoso diminui a taxa de transmissão de dados em ligações WiMAX, mas o verdadeiro problema são os 60Km.
A solução foi óbvia: colocar uma antena de transmissão no cimo da Serra da Gardunha!
A dita antena tem dois discos quadrangulares e lisos, semelhantes aos encontrados no cima da Serra da Cardosa (onde está o castelo de Castelo Branco, uma dessas antenas é de resto parte desta ligação, a que tem o disco virado para Norte), com os discos colocados costas contra costas (não estão simétricos pois a localização da antena não é bem numa linha recta entre as cidades).
Estes discos 'apontam' para os seus pares situados na Covilhã e em Castelo Branco (sendo para isso calibrados), e trocar dados entre eles, funcionando como ponte lógica entre as duas cidades.
Eu achei isto extremamente interessante quando encontrei o paper da tecnologia, de vários autores: Rui Costa, Fernando J. Velez, Daniel Robalo, Marco Marques, Cláudio Comissário, José Riscado, Victor Cavaleiro, Pedro Sebastião e António Rodrigues. Parece um projecto de colaboração entre a UBI e o IST, e é, repito, extremamente interessante.
A ligação WiMAX seria composta por 3 troços, Covilhã-Gardunha, Gardunha-Castelo Branco (castelo), Castelo Branco (castelo) - Hospital Amato Lusitano, sendo este último troço de um tamanho inferior a 1Km. Na Covilhã haveria ainda outra ligação Wi-Fi (PTP IEEE 802.11g mais concretamente) que ligaria o campus da UBI ao Centro Hospitalar da Cova da Beira.
De referir que entre estes diferentes pontos tem de haver linha de vista, ou line of sight, e isso torna as calibrações de extrema importância.
Vou partilhar o Link do paper, já que considero isto, repito outra vez, extremamente interessante!
Interesting,
Kenny.
Etiquetas:
Castelo Branco,
Covilhã,
IST,
Papers,
UBI,
Wi-Fi,
WiMAX
Ligação WiMAX Castelo Branco - Covilhã
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário