• Kernel Panic

    Clique para ler tudo sobre a nova reforma ao Kernel Panic!

  • Modelação 3D

    Clica para ver as postagens relacionadas com modelação 3D

  • Informática

    Clica para ler todos os meus posts relacionados com Informática

  • Tutoriais

    Tutoriais vários relacionados com inúmeras tecnologias informáticas!

Criar uma Pen USB de arranque - Tutorial

Na semana passada o portátil do meu pai sofreu uma morte prematura e inesperada, que desesperou o dono e aumentou a carga de trabalho de quem percebe de computadores cá em casa. Eu! Depois de ter recuperado os dados usei o DVD do Windows 7 Home Premium que veio com o laptop para instalar o sistema operativo e meter aquilo a bombar. Mas algo de errado se passava, quando chegava a meio a instalação dava erros estranhos. Vim a perceber que era o leitor de cd's que estava a gozar com a minha cara, portanto fui ver o que era preciso para instalar apartir de uma pen USB.

O que é preciso:
  • Computador suplente,
  • Pen USB,
  • Disco com o sistema operativo M$ que queremos instalar.

É ainda necessário que o computador a recuperar permita arrancar de um dispositivo USB, algo que qualquer computador com menos de 5 ou 6 anos faz (eu até tenho um de 10 aqui ao lado que faz isso).

Vamos ao computador que funciona e formatamos a pen. No explorador do windows ( WinKey+E ) seleccionamos a pen, botão direito do rato, formatar, escolher a opção NTFS e iniciar. Tudo deve correr sem erros. 

Depois vamos abrir a linha de comandos em modo administrador. Para isso vamos a acessórios, clicamos com o botão direito do rato no ícone da linha de comandos e escolhemos executar como administrador.

Aí vamos escrever diskpart, que é a aplicação de gestão de discos da MS. Geralmente demora um pouco a abrir, enquanto analisa os discos associados ao sistema. De seguida teclamos list volume para vermos uma listagem das partições.

Listagem das minhas partições

Depois é escolher o volume onde está a PEN, no meu caso é o volume 7, escreveremos portanto select volume 7 e agora escreveremos active, para indicar que esta partição é activa, um dos requisitos para ser um disco de arranque! Agora podemos sair do diskpart, usando o comando exit.

Comandos inseridos no diskpart

De seguida vamos colocar no leitor de cd's o cd de instalação do Windows à nossa escolha (isto teoricamente funciona para qualquer sistema operativo da Microsoft, mas só testei com o Seven). Ainda na mesma linha de comandos vamos escrever o seguinte, assumindo a letra D como o leitor de CD/DVD:

D:
D:\>cd boot
D:\BOOT>bootsect /nt60 E:

Ali o E: é a letra da drive onde se encontra a pen USB, no meu caso é a E, mas provavelmente será outra letra qualquer, podem ver isso no Explorador do Windows. ;)

Se tiver corrido bem algo semelhante ao seguinte irá aparecer:

Successfully updated NTFS filesystem bootcode.
Bootcode was successfully updated on all targeted volumes.

Se este passo der erro, vejam se estão mesmo em modo administrador!!!

Agora copiam o conteúdo do DVD de instalação para a pen, assegurando-se que a ordenação de pastas e ficheiros é mantida (se depois de copiaremos ficheiros o ficheiro setup.exe estiver na raíz da pen, está tudo bem).

Finalmente para correr a instalação precisam de, no computador onde se vai instalar o Windows, ir à BIOS e escolher como dispositivo de arranque a pen USB. Aqui não posso dar um passo-a-passo, visto que a organização da BIOS varia de fabricante para fabricante. No entanto, algo como boot order e USB é esperado, é só colocar esta opção à frente das restantes (quando terminar a instalação não se esqueçam de voltar a colocar a ordem pré-definida).

Agora é fazer reboot com a pen inserida. Tudo deve correr normalmente, como numa qualquer instalação pelo CD.

Good luck!
Kenny.

Google Sites - Tutorial

Como será necessário ter espaço na nuvem para usar algumas das tecnologias que vou aqui apresentar, decidi que era melhor começar por fazer um tutorial sobre como arranjar espaço na nuvem recorrendo à Google e ao seu serviço Sites.

Precisaremos de ter uma conta Google (Gmail, por exemplo). Estas contas são transversais a todos os serviços da Google, serviços gratuitos e com qualidade, e são contas fáceis de criar. 

Vamos começar por aceder ao link https://sites.google.com/, onde aparecerá após login na Google a imagem que se pode ver à esquerda. Aí é só clicar em 'Criar novo site' para começar a configurar um espaço gratuito na Web.

Agora somos presenteados com um painel cheio de escolhas. O utilizador terá de escolher um nome para o site, um link, um modelo e algumas opções de privacidade. Podem ver como exemplo as opções que tomei para criar um website - dedicado ao conteúdo deste blog - na imagem seguinte:


Após a configuração destes parâmetros e a introdução do código captcha, caso as opções que introduziram sejam válidas (é complicado encontrar um link disponível) está terminado! Terão agora uma página como a seguinte:


Agora a edição de páginas é completamente intuitiva - ao estilo blogger - e temos um espaço fácil de gerir, acessível de qualquer ponto do mundo, e com algum espaço para colocar imagens, sons, pequenos vídeos ou flash / javascripts. Como é possível ver na imagem anterior para editar a página temos um botão no canto superior direito, e nessa zona temos tudo o que é necessário para colocar o site como desejamos.

Como a ideia deste tutorial é servir de referência para alguns tutoriais que precisam de espaço na rede (depois percebem), vou ainda explicar como fazer o upload de ficheiros para uma destas páginas. Começamos por clicar em 'Criar página', no canto superior direito. Aí aparece o seguinte painel:


Eu escolhi estas opções, mas podem escolher outras, depende dos gostos, da utilidade, do que quiserem fazer. :-)

Após clicarem em Criar página aparece o seguinte painel:


Agora para fazer upload de um ficheiro basta clicar - na parte dos Anexos - em Procurar... e escolher o ficheiro ao qual pretendemos fazer o upload. Após a operação estar concluída aparecerá nesse mesmo painel o ficheiro que foi carregado, o seu tamanho, uploader, versão e data, como mostra a seguinte imagem:


O ficheiro ficará disponível no link https://sites.google.com/site/linkDoSite/linkDaPagina/NomeDoFicheiro.ExtensãoDoFicheiro , no meu caso será
https://sites.google.com/site/kernellpanic2/docs/modeloKennysHome_15-03-2011.xml

Este ficheiro é o template do meu blog pessoal, Kenny's Home, do qual falo em várias postagens anteriores.  :)

Para ser honesto eu não faço ideia da capacidade do serviço em termos de capacidade de armazenamento e largura de banda disponível, mas para o que eu uso serve perfeitamente, e para os exemplos deste blog também. : )

Dúvidas?

Google has some cool stuff!
Kenny.

Syntax Highlighter

Como pretendo colocar aqui postagens em que vou colocar excertos de código-fonte (das mais variadas linguagens de programação) implementei aqui um Syntax Highlighter. E o que é isto?

Eu nem sei qual será a tradução para português deste recurso - Realce de Sintaxe? - mas o que faz é acentuar certas palavras reservadas através de formatação (cores, negrito ou até itálico). Estas palavras reservadas variam com cada linguagem de programação (na verdade... not really true), pelo que cada linguagem precisa de um diferente syntax highlighter.

Melhor do que explicar este recurso, deveria mostrá-lo:

System.out.println("Olá mundo!");

Esta linha de código Java apenas escreve Olá mundo! na consola, e falta todo o código de gestão (declaração do main, package, etc...).

Anyway, é isto um syntax highlighter. Lets use it! :)

Querem um tutorial?
Kenny.

O renovado Kernel Panic

Este fim de semana deu-me para renovar isto, andava para o fazer já à bastante tempo, e finalmente consegui arranjar o tempo necessário para tal.

Pensei em fazer um template de raíz, algo com preto, branco e verde, com imagens de impressões digitais, íris, pedaços de código (tirei screenshot ao código de panic.c), um ou outro kernel panic e uma panóplia de ícones com os quais eu me identifico.

Como faço sempre que quero construir um template, pego num papel e caneta e começo a fazer um desenho daquilo que pretendo, desde os links que irei colocar, a cores, a menus, organização das postagens, tudo. E depois vou procurar pela web templates para ver o que está na moda, o que está in, por forma a poder - caso exista alguma utilidade nisso - colocar essas novidades no meu template.

Desta vez aconteceu algo de fantástico, deparei-me com este template que, com poucas alterações (mesmo poucas) ficou um mimo e pronto a usar. Os créditos estão ao fundo, e o link para o template está aqui. : )

E assim começa uma nova etapa para este blog, que tem vários posts em rascunho à espera do dia da renovação, que finalmente chegou! xD

Entre tantos projectos, é excelente ter um concluído!

Espero que gostem da remodelação,
Kenny.
 
Kernel Panic © 2003-2011 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour